domingo, 18 de maio de 2014

Como registrar a sua HQ?

Pessoal, eu só me esqueci de perguntar por quantas décadas a obra fica protegida..  mas fora isso foi bem rápido e fácil:
1 - na internet existem links que o direcionam para imprimir um formulário de pedido de registro.  Eu preenchi o que entendi e o restante que fiquei em dúvida, terminei de preencher na hora lá na Biblioteca Nacional. Junto com a técnica.
2 - Depois você deve imprimir um documento chamado GRU simples (atualmente no valor de 20,00) que após inserido os dados requisitados, tais como o seu CPF, é só imprimir e pagar em qualquer agência do Banco do Brasil e será depositado em none do Tesouro Nacional.
3 - por último deve imprimir a sua obra somente de um lado da folha, devidamente numerada e rubricada em todas as páginas.  Uma observação, toda a página que contém informações na HQ deve contar como numerada... por exemplo, a primeira capa da revista é a página 01 depois a segunda capa e a página 02 e a prineira folha da história será a número 03 e assim por diante até chegar na quarta capa que será a última página numerada. Leve as folhas soltas em uma pasta de elástico comum.
4 - Anexadas a tudo isso, leve xerox do seu CPF, RG e comprovante de residência atual.
Pronto! Por um valor bem baixo você garante a sua obra e personagens dentro dele! No formulário também há um espaço onde você pode colocar observações do tipo "sou tambem o roteirista da obra" etc ...
Espero ajudar aos artistas independentes, como eu, que às vezes não fazem o registro por achar que pode ser caro ou por de repente achar que pode ser difícil... eu fiquei um pouco perdido no princípio mas depois que fiz vi que é bem simples! Vlw pessoal!

Obs.: para responder outras muitas dúvidas que possam existir dentro desse contexto, cliquem na aba lateral destinada aos blogues patceiros. Entrem no blogue "Banana Quântica" e verão uma vasta rede de perguntas e respostas relacionadas a esse assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário