quarta-feira, 19 de julho de 2023

Empreendedorismo nos Quadrinhos: Apresentando as HQs ao Público

Este ano de 2023 tive tive o prazer de participar do Artist Alley da vigésima edição do Anime Friends que aconteceu no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Porém, participar de grandes eventos como esse não é nada fácil e requer que o autor seja mais que um artista... precisa ser empreendedor!

Para começo de conversa o artista precisa criar um portfólio artístico, o que já exige atos de empreendedorismo para iniciar sua jornada e poder ser um dos selecionados. Ainda que escolhido o artista precisará investir dinheiro se quiser participar em eventos maiores pagando a mesa ou estande, o combustível ou passagem, alimentação, estadia, impressão do seu material e outros custos. Além de precisar aprender a vender sua arte transformando-a em um produto. Não é nada fácil!

Vender é uma arte...

Quando apresento meus quadrinhos ao público (que nunca viu meus personagens em lugar nenhum e nunca ouviu falar do meu nome) tudo fica muito mais difícil! Por conta disso, em todos os dias de eventos (que variam entre 4 e 10 dias) preciso ficar de pé por aproximadamente 12 horas, falar sem parar apresentando meus trabalhos para assim tentar convencer o leitor a experimentar histórias com conteúdo da nossa cultura.

É uma tarefa mais difícil do que se pode imaginar...

Porém, é gratificante quando inúmeras pessoas retornam à minha mesa depois de rodarem todo o evento em busca de uma novidade e adquirem os meus quadrinhos! Todo o trabalho que começa lá trás na hora de pesquisar, roteirizar, desenhar, arte-finalizar, editar, dar um jeito de imprimir, investir nas feiras e ficar apresentando, incansavelmente, minhas histórias em quadrinhos para quem passar pela minha mesa / estande... é recompensado!

Este vídeo foi feito por uma das milhares de pessoas que passaram pelo Anime Friends e que sentiu vontade de registrar uma parte da minha apresentação para um casal que estava na minha mesa e acabei também apresentando para ele.

Bom, é isso! Assistam ao vídeo e tentem imaginar que em todo evento eu repito essa apresentação inúmeras vezes, praticamente o tempo todo... Eu sempre digo e é verdade, que só em eu estar apresentando os meus trabalhos já é uma vitória e que a venda é apenas uma consequência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário